,

10 fatos que me fizeram enxergar a importância do feminismo

12:02

Desde criança eu questiono certas coisas que escuto em relação as mulheres, em muitas situações me vi acuada por homens, senti medo por andar na rua sozinha e me perguntei, porque nasci mulher e não homem? Afinal, ser mulher em uma sociedade ainda contaminada pelo machismo não é nada fácil.

Já me decepcionei ao escutar da minha própria mãe " Você não poder fazer isso, ele pode porque ele é homem!" mas hoje entendo que ela também é vitima da criação que teve e da sociedade em que vive. Já fui julgada pela minha roupa, já fui julgada por ser mulher, pela minha aparência e por vários outros motivos. O feminismo me abraçou e me mostrou que sim, eu preciso lutar pelos meus direitos de ser a mulher que eu quiser ser! Como aqui é o espaço onde me abro para falar sobre o que eu acredito, decidi escrever essa postagem e convido outras mulheres feministas que possuem um meio de se comunicar para que façam o mesmo e entrem nessa corrente para conscientizar o mundo sobre nossa causa.



#1 Um homem já me agarrou pelo braço na rua.

Se você for mulher é bem provável que isso já tenha acontecido com você também! Alguns homens que talvez você nunca tenha visto na vida (não vou generalizar existem homens do bem nesse mundo) se acham no direito de te puxarem pelo braço na rua, em uma festa ou em algum outro lugar! Eu nunca me senti confortável com isso, já aconteceu comigo e posso garantir que minhas reações a esses caras nunca foram e nunca serão boas.

#2 Me sinto envergonhada quando passo em um local onde tem muitos homens.

Você não precisa ser uma panicat gostosona pra ser cantada por vários homens na rua,  se você é mulher você tem muita chance de ser perturbada por algum inconveniente. Quando vejo que vou precisar passar em frente a algum lugar onde se encontra um grupinho de machos que estejam reunidos conversando, trabalhando ou algo do tipo eu procuro passar do outro lado da rua ou tento não encarar. Sempre fico bastante constrangida e acho que eu mereço o direito de andar por aí sem ouvir verdadeiras barbaridades que alguns homens costumam dizer mas infelizmente isso ainda não acontece.

#3 Homens já me seguiram tentando fazer cantadas, pedindo telefone...

Isso é um caso sério. Eu já fui seguida algumas vezes por homens, inclusive quando era uma criança! Não preciso nem falar o quanto essa situação é horrível e como me senti mal em todas elas, hoje procuro não andar sozinha em ruas muito desertas ou que eu não conheça. Mas essa deveria ser a solução? Claro que não, se esses homens nos respeitassem e se toda a sociedade entendesse que a mulher não tem culpa de ser assediada eu poderia sim andar sozinha sem ter medo de ser seguida.

#4 Na minha casa ainda existe machismo e mulher tem que fazer serviços domésticos enquanto os homens não precisam ajudar em nada.

Sim, o machismo existe dentro da minha casa e não tenho vergonha de falar sobre isso. Meus pais infelizmente ainda são influenciados pela sociedade patriarcal. Quem nunca ouviu a frase: "Homem não pode fazer serviço de casa, isso é coisa de mulher!" Até hoje aqui dentro da minha casa as coisas funcionam dessa forma e enquanto meu irmão fica atoa no computador eu tenho que fazer faxina, cuidar da casa e lavar minhas roupas. Ainda tenho esperança que um dia isso mude e ele possam enxergar que serviços domésticos são um aprendizado tanto para homens quanto para mulheres, se um faz, todos devem fazer!

#5 Já disseram que só consegui alcançar determinado objetivo porque sou mulher.

Claro, se eu não fosse mulher não teria o emprego que tenho, as notas que tenho... O esforço não conta, mulher consegue as coisas de forma fácil simplesmente por ter nascido mulher. Só que não né? 

#6 Já fui assediada/cantada por um homem quando era apenas uma CRIANÇA.

Isso acontece muito e serve de alerta para os pais! Pode ser que seu filho ou sua filha esteja passando por isso neste momento. Pode ser também que você se identifique e já tenha passado por algo semelhante mesmo que sem ter sofrido um abuso físico em si, talvez quando você era criança já tenha tido a experiência de um parente ou um amigo da família falar algo estranho com você quando você estava sozinha com ele, ou talvez ele tenha te dado um abraço de uma forma diferente que você naquele momento por ser tão inocente não entendeu.

#7 Estou cansada de ouvir que não existem mulheres que se destacaram nas ciências, engenharias e que os homens são os inventores de tudo que hoje existe no universo.

Ta aqui uma listinha especial pra quem acredita nessa história, conheça várias mulheres que se destacaram no mundo por suas invenções, projetos e inteligencia. Aqui e aqui.

#8 Por conta desse tipo de notícia:Leia Mais:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-um-estupro-a-cada-4-minutos,1591457
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
O total de mulheres estupradas em 2013 pode ter chegado a 143 mil casos - uma a cada 4 minutos. Esse tipo de dado me mostrou o quanto essa situação é grave e deve ser tratada com urgência, hoje as mulheres ainda se calam por medo mas denunciar esses casos é de estrema importância!

#9 Estou cansada de ouvir que mulheres que são inconformadas com o machismo precisam de homem.ia


iga @EsTwit

Você já deve ter visto por aí algum homem, ou até mesmo mulheres (acreditem existem mulheres com pensamentos machistas) que falam e repetem que feminista precisa de um "homem de verdade" para aprender a "ser mulher", que feminismo é falta de homem -isso quando não citam o orgão sexuais masculino- e mais baboseira, chega né?



#10 Ainda existe gente que acha que se uma mulher é assediada ou estuprada por causa da roupa que ela veste.

Não tem cabimento culpar a vítima por assédio ou estupro, a culpa é sempre do agressor, não é a mulher que tem que se cobrir antes de sair de casa é a sociedade que deve respeita-la independente da roupa que ela veste. 


Eu poderia escrever linhas e linhas sobre como o feminismo abriu meus olhos e como a minha visão de mundo mudou depois que conheci essa causa, eu não sabia mas dentro de mim já era feminista desde que nasci. Se você é a favor do feminismo compartilhe esse post, mais do que uma dica de maquiagem, beleza ou moda esse tipo de texto tem a função de realmente mudar a vida das pessoas! Se você é mulher e também de considera feminista poste 10 fatos que fizeram você enxergar a importância do feminismo!

Posts relacionados

0 COMENTÁRIOS